jueves, 9 de mayo de 2013

BARCELONA, Revista REACAO do BRASIL

BARCELONA en portugués en revista Reabilitação



Me siento muy agradecida a la revista REACAO, por incluirme en su anuario 2012 -2013, también por galardonarme con una hermosa PLACA  por mis colaboraciones, en la fiesta de los 15 años en octubre del 2012. 


No muestro la placa, no por vergonzosa sino porque alguien del correo prolijamente la perdió o se la quedó!!!Seguiremos reclamándola, no sé a quién le servirá ni para qué!!!

También agradezco por su envío de los últimos ejemplares llenos de noticias buenísimas y auspiciantes que no paran de ofrecer soluciones para personas con todo tipo de discapacidad.

Quien precise ejemplares póngase en contacto haciendo clic  AQUÍ .

Saludos y gracias por compartir la información que le resulte útil a alguien más!!!

Nélida
@nelidabarbeito

Para quien no pueda leer desde las fotos, transcribo la nota en texto plano y en el idioma en el que fue hecha, en portugués. Me doy cuenta que no escribí nada en castellano sobre ella, que no tengo lindas fotos... definitivamente... tengo que volver!!!

BARCELONA
Uma viagem singular 

Viajar pode se tornar numa paixão, e isso aconteceu na mina vida.  Ter uma deficiência física pode ser para muitos uma perfeita razão para NAO sair e viajar, mas quando há paixão nao há causa para desistir!

Caminho com bengala, mas minha autonomia de caminhada é curta, 300 ou até 500 metros mas em  Europa há muito para andar. Este artigo é dedicado a aqueles de quem às vezes não se fala ou ocupa, os caminhadores lentos como dizem nos Estados Unidos ou os caminhadores de curto alcance como digo eu!

Há que ver que é o que persiste mais, se a vontade de não só viajar mais também de desfrutar sem pensar em o esforço excessivo do corpo que pode levar não só a dor mas também a se lastimar resultando em uma viagem com percances e até a interrupção da mesma.

A solução que achei foi me valer duma ajuda técnica, uma cadeira de rodas, e o leitor pode se perguntar, uma cadeira?  Mas se você pode andar?  Posso, mas quantos metros ou por quanto tempo? A resposta é bem fácil, se você não tem para investir dois vezes  a quantidade de tempo para descansar e voltar a começar, e também se tem um companheiro de viagem, uma cadeira de rodas é ideal!

Falo dum companheiro de viagem porque alugar ou comprar uma cadeira nao implica saber utilizá-la!!! Falo por experiência propia,  quase atropelo a uma pessoa andando em Barcelona, e logo minhas ferias quase finalizam no fundo do Grão Canal em Venezia!

Esta viagem com cadeira de rodas emprestada tive variadas postas, Barcelona, Venezia e um cruzeiro até Turquia, vou tentar transmitir a minha experiência para quem ainda sente medo de sentar se em numa cadeiras sem a necessidade de usá la o tempo todo.

Conhecer Barcelona era um sono porque ali mora uns de meus mestres em acessibilidade, o arquiteto Enrique Rovira Beleta, que foi o encarregado de que os Jogos olímpicos assim como a Villa Olímpica de Barcelona, tanto como o Forum fossem accessíveis, bonitos e é também um dos criadores de um cambio na historia dos mobiliários das cidades, uma marca, Marca Barcelona.

Para quem nao tem a sorte de percorrer Barcelona com o arquiteto que tive tanto a ver com ela, posso lhe dizer que Barcelona é simplesmente, linda, accessível e fácil de conhecer. Todas, todas as ruas tem rampa e é possível transitá-las sem ajuda de alguém, pois as rampas são rampas e não trampolines.  Os médios de transporte sejam os ônibus, trem ou até taxis são accessíveis.

Há partes da cidade mais planas e outras onduladas. A maioria dos atrativos turísticos acha-se em lugares planos. Há também muita vida diurna e noturna nos bares de tapas, e felizmente muito banheiro accessível!!!

Fazia muito tempo que não encontrava tanta gente em cadeira de rodas, andando com bengala, e com tudo tipo de ajuda técnica para se movimentar. As ruas são largas, sempre há rampa para atravessar a rua, um bote de lixo e tudo bem delimitado e pintado no chão.

A cidade também tem detalhes de design como por exemplo todo o percorrido do tram na cidade tem grama, o que o faz como uma linha verde a través da cidade.

Há muita moto, carro, e bici e tudo tem o seu lugar na rua o una estrada e a sensação é de ordem até para uma pessoa em cadeira de rodas.
 
Como não estive tanto tempo como quis percorri também a cidade com o bus turístico, há dois, um é o oficial de Barcelona, e u outro e aquele de marca dos Estados Unidos, eu peguei o segundo porque o oficial fazia stike no meu segundo dia de percorrido!

Todos os buses são accessíveis, tem rampa e vaga para cadeirante mas, e sempre há um mas na vida… você vai poder olhar na foto, a visão não é a melhor, tem uma coluna no meio e também a vaga fica embaixo do ar condicionado, então leve abrigo!

Como posso andar e subir escadas pude também experimentar a visão desde o primeiro andar, e naturalmente não tem nada a ver. Fiz o mesmo percorrido uma embaixo e outra no primeiro andar e a visão foi 100% diferente. Se este serviço tivesse elevador seria espetacular.
  
Uma coisa que encontrei muito difícil foi achar boas fotos de Barcelona accessível e isso tem uma razão, é accessível e parece que sempre foi sempre assim, é amplia, ordenada, e a gente respetuosa. As melhores fotos que tenho são as que verão a continuação. Achei duas coisas, a primeira que não são as melhores, e a segunda que eu como boa escritora devo ter melhores fotos para meus leitores então se me dispensam, estou saindo agora a comprar um bilhete aéreo. Barcelona, fica queta e bonita estou em caminho novamente!!! Até a próxima!!!

No hay comentarios: